domingo, 11 de novembro de 2007

GLOBALIZAÇÃO - poema de jb vidal

por que deixar o mundo menor do que é?
para nos sentirmos maiores do que somos?
para despertar desejos?
para acentuar as diferenças?
para dividir um homem em dois?
para reciclar o desprezo?
para cuspir em outro continente?
para humilhar mais?
é tudo o que queres?
se entendes que podes tudo, então...

então construa uma estrada para as estrelas
que tenha mão de volta

então navegue o mar revolto sem velas
sem motores, nem remos

então sejas capaz de entender
um par de sapatos no telhado

então compreenda a mão estendida
para o nada

então enfie os dedos na merda
faça uma escultura e sorria

então ande de mãos dadas
com um psicótico

então sinta as tripas roncando
e imagine seja o teu monólogo


então me dê um pedaço da carne
d’uma criança morta da Etiópia

então sopre os ventos do sul
para o sul

então me dê um estilhaço de granada
de Jerusalém

então mije contra uma corrente marítima
até virar maremoto

então me dê a fome
de Serra Leoa

então morda a língua do mar
no rochedo

então me conte porque o Harlem
é o Harlem

então prove que os teus quinhentos gramas de salmão
são iguais aos meus quinhentos gramas de fome

então admita que o teu dominar
depende do meu sucumbir

então prove que minha alma
está limitada ao teu existir


se isto, então faça tudo,
se não, deixe os ventos soprarem

Nenhum comentário: