quarta-feira, 28 de novembro de 2007

CONSTATAÇÕES - de josé zokner

Constatação I [Do tempo que os animais recitavam que nem gente.
Hoje, corvos (re)cocitram; (re)corvejam].
“Deixe de preguiça
E guarde esse baralho”,
Disse a corva pro corvo.
“Não seja um estorvo,
Não me dê trabalho.
Eu quero pôr a mesa.
Preparei uma carniça,
A óleo e alho,
Digna da realeza”.
Constatação II (Decepção familiar).
Reuni todo o meu pessoal
Pra ler meu parco testamento
A decepção foi de modo tal
Que até deu neles um abatimento.
Constatação III
Deu na mídia: “Distrito Federal tem pior distribuição de renda do País. Segundo vários pesquisadores, a principal causa da má distribuição da renda no Distrito Federal e entorno é o contraste entre a elite do funcionalismo público em Brasília e o grande número de pobres e miseráveis nas cidades satélites”. Os pesquisadores esqueceram, o que é imperdoável, de agregar ao seu trabalho, viva “nóis”...
Constatação IV
Também deu na mídia: “Nova Yorque fecha restaurante com sobremesa de US$ 25 mil. Fiscalização encontrou ratos, moscas e baratas no Serendipity 3”. Não ficou esclarecido se foram por razões do que foi encontrado que a sobremesa atingia aquele elevado valor. Quem souber, por favor, cartas à redação. Obrigado.
Constatação V
Um deputado defendeu o aumento do salário do Congresso, em quase 100%, justificando que evitaria que eles, os congressistas, pudessem cair em tentação de se corromper. Rumorejando desconhece se o pai da pátria encaminhou projeto no sentido de se pagar condignamente à polícia e/ou os professores, por exemplo, pela mesma razão. Quem tiver alguma informação a respeito, por favor, cartas à redação. Obrigado.
Constatação VI
Ainda na mídia: “Um estudo publicado na revista especializada Journal of Experimental Social Psychology sugere que os homens mudam de comportamento e "emburrecem" para se adequar ao estereótipo da "loira burra". E Rumorejando pensava – maldosamente, diga-se de passagem – que era contagioso...
Constatação VII (Via pseudo-haicai).
“Não sinto amarguras”,
Vibra o masoquista,
“Com mil e uma agruras”.
Constatação VIII (Dúvida crucial do Amigo Renato Emilio Coimbra).
JOGADOR DE FUTEBOL:Até quando (quosque tandem)Cuidarás mais de tuas pernasE menos de teus cabelos?
Constatação IX
Os salários dos pais da pátria estão cada vez mais atrativos. Isso, sem falar das oportunidades de negócios... Afinal, Aquila non capit muscas - A águia não apanha moscas. (Tá certo o latim, professor Figurelli?)
Constatação X (De dúvidas cruciais).
Deu na mídia: “Cientistas criam kit para detectar comida estragada”. Mutatis mutandis, mudando o que se deve mudar (Ainda recorrendo ao professor Figurelli se está correto o latim): Será que não se poderia criar um kit para detectar se um candidato a quaisquer cargos tem um passado ilibado, tendo em vista que o presidente da República, também por essa razão, teve dificuldade em formar o seu – dele – ministério? E o que tem deputado eleito nessa última eleição com processos é impressionante. Aliás, por que numa certa época se exigia que o cidadão apresentasse Atestado de Bons Antecedentes, obtido nos meios policiais, e, hoje em dia, não se exige mais? Quem souber a resposta, por favor, cartas à redação.
Obrigado.

Nenhum comentário: