domingo, 30 de setembro de 2007

BICICLETEIROS PRESOS no "dia sem carro" - jaques brand

Amigos,
Passo adiante recados e manifestos que acabam de surgir no contexto do movimento BICICLETADA. Uma primeiríssima ciclo-faixa (faixa para bicicleta no próprio asfalto das ruas, diferente da ciclovia, maisvoltada ao lazer) apareceu na primeira quadra da RuaAugusto Stresser, Curitiba, por obra da moçada valente que toca esse movimento.
A Guarda Municipal reprimiu... no Dia Mundial SemCarros!
Os coordenadores da iniciativa foram parar ...na Delegacia do Meio Ambiente, presos!
O movimento agora quer a homologação, pelo PrefeitoBeto Richa, desse trecho - começo de um caminho novo, de um novo trato no sistema de circulação da cidade.
Dá pauta de reportagem e dá o que pensar.
Abraço, grato pela atenção,

Jaques Brand

“...à noite, quando encontrei um integrante da trupe Bicicletada, este me relatou que em dado momento resolveram pintar simbolicamente uma ciclofaixa em uma via da cidade. Este ato teve a intenção de mostrar que, bastando uma lata de tinta e boa vontade política, a cidade pode ser sinalizada com este mecanismo rudimentar, chamado ciclofaixa, que é eficaz no que diz respeito a sua finalidade de destinar um espaço preferencial para circulação de bicicletas com segurança. Um ato de demonstração de como pode haver democracia da circulação viária.
No entanto, o que se seguiu foi no mínimo cômico. Alguns agentes da Guarda Municipal de Curitiba chegaram repentinamente em dois carros viaturas (no dia sem carro!) e, depois de demonstrações de truculência, despreparo e falta de capacidade para entender um movimento democrático, conduziram por meio de ameaças descabidas os integrantes da mobilização para a Delegacia de Meio Ambiente, alegando que os ciclistas estavam cometendo crime ambiental.”

Nenhum comentário: