quarta-feira, 19 de dezembro de 2007

PEQUENAS CONSTATAÇÕES - por josé zokner (juca)

Constatação I

E como diz o meu grande amigo Wilson Caron, atleticano de quatro costados: “O cara jogou tão mal, é tão ruim que perdia a bola pra ele mesmo”. Não sei se foi alguma alusão aos times do meu Paraná e o do meu Corinthians. Coitados!

Constatação II

Não se deve confundir cizânia, que o dicionário Houaiss define como “falta de harmonia; desavença, rixa, discórdia” com zizânia, que o mesmo dicionário define como “coisa ruim, de má qualidade”, muito embora quando se recebe um trabalho e/ou produto com a característica de zizânia o fato pode provocar uma cizânia que pode levar litigantes até conseqüências extremadas. A recíproca é verdadeira. Só não é se entrar fatores corretivos, a turma do deixa disso e outros aspectos assaz pacificadores.

Constatação III

E não se pode confundir indiciado com indicado, muito embora tenha muito indiciado que foi indicado por algum dedo-duro, ou não, de haver, ou não, cometido algum deslize. A recíproca é verdadeira. Basta ver o que a mídia divulga todos os dias e a toda hora o que vem acontecendo em nosso país com relação à corrupção.

Constatação IV

O septuagenário, evidentemente ex-sexagenário, ex-qüinquagenário, etc. elucubra, sobre a possibilidade em conseguir arrumar um emprego de provador de vinho ou cerveja. De vinho, durante o inverno e de cerveja durante o verão. São várias as razões para tal: 1º Unir o útil ao agradável ou desagradável. Afinal, o vinho ou a cerveja podem vir a ser de má qualidade; 2º Outro emprego nessa faixa de idade não é fácil; 3º O septuagenário tem conhecimento, por experiência própria, no assunto. Acumulado estóica e sacrificadamente ao longo de todos esses anos. Ou como diriam os entendidos que gostam de usar expressões sofisticadas dos nossos irmãos do norte, principalmente em economia, tem know-how.

Constatação V

Sugestão aos nossos filólogos: Blablasil = O eterno blablablá dos políticos do nosso país.

Constatação VI

E como dizia o obcecado cada vez que adentrava, evidentemente acompanhado, na suíte de um motel e, evidentemente também, pago pela gata, querendo mostrar erudição na língua de Shakespeare: “Home ‘suíte’ home”.

Constatação VII (Quadrinha com sujeito indeterminado).

Preparou com preceito um chimarrão
Quando sorveu a bomba entupiu
Teve que chupar com tanta disposição
Que até a dentadura engoliu.

Constatação VIII (Quadrinha catártica).

Desci a ladeira na banguela
O carro pegou velocidade
Pisei no freio com vontade
A sogra voou pela janela.

Constatação IX (Quadrinha sem adjetivo).

Tomou uma birita
E passou a desmesurar.
Achou-se um cosmopolita,
Até o porre passar.

Constatação X

Achou risível
O que é terrível.
Também pudera
O rastaqüera
Do deputado
Teve um aumento,
Uma bonificação,
Um incremento
Do seu “ordenado”,
No tal do mensalão.
E mesmo sendo omisso
No comparecimento
De muita sessão,
Tudo ficou por isso.

Constatação XI

Em certos países não se deve usar expressões como “ela tem um coração de ouro” ou “ele é um estudante c. de ferro”, ou, ainda, “eles têm cabelos de prata”, pois poderiam causar transtornos às pessoas referidas que poderiam vir a ser assaltadas...

Constatação XII

Favoravelmente, a opinião de rico repercute; a de pobre é chute.

Nenhum comentário: